Branca de Neve

A MAIS BELA DO REINO...

Do profundo desejo de uma rainha de ser mãe nasceu uma princesa de pele branca como a neve, maças do rosto rosadas como o sangue e cabelo preto com o ébano. A última vontade da mãe, que morreu durante o parto, era que a menina se chamasse Branca de Neve.

Branca de Neve é um dos personagens mais populares do folclore europeu, muito tempo antes de Walt Disney a ter dado a conhecer nos ecrãs de todo o Mundo na segunda metade da década de 1930. O conto que tem títulos e versões diferentes conforme os países, reúne alguns dos elementos mais caracteristicos do relato maravilhoso como a orfandade, o principe encatado e apresença do sobrenatural.
O facto de a protagonista ser orfã de mãe e de o seu pai desempenhar um papel passivo dá lugar a duas problemáticas: por um lado, Branca de Neve cresce sem ninguem que a ensine a relacionar-se com os outros e, por outro, e como consequencia da anterior, a adolescente est[a condenada à solidão assim como à falta de comunicação. A madastra não tem ciumes, mas sim inveja, pois estabelece com ela uma competição para ser a mais bela do reino.

ARGUMENTO DE BRANCA DE NEVE

Ao chegar à adolescencia, Branca de Neve transforma-se numa bela princesa. A rainha, conhecida pela sua inveja, manda um criado matar a enteada mas o home não é capaz de o fazer e abandona-a num bosque. No crepúsculo, Branca de Neve chega a uma casa onde há uma mesa preparada para sete pessoas. come um pouco de cada prato e depois deita-se na cama. Quando acabam o seu dia de trabalho na mina, os sete anões chegam em casa e descobrem Branca de Neve. Na manhã seguinte, depois das apresentações, Branca de Neve aceita, agradecida, ficar a trabalhar como criada. Os anões advertem-na para que tenha cuidado porque temem que a madastra descubra que ainda continua viva. Aproveitando a ingenuidade da jovem, a malvada consegue envenená-la com uma maçã. Os anões colocam-na num caixão de vidro para que possa ver sua beleza imaculada. Ao fim de muito tempo um principe passa pelo local e apaixona-se por Branca de Neve s[o por a ver. Os anões compadecidos, permitem-lhe que leve o caixão para o seu palácio. Durante o trajeto, um dos homens que carrega tropeça e a jovem expele o bocado de maça envenenada e volta a respirar. Assim que soube o que havia sucedido, Branca de Neve aceita casar-se com o principe. Quando a madastra descobre morre de raiva.